Seis maneiras de fazer as pessoas gostarem de você

Quem não gostaria de descobrir os segredos para tornar-se agradável, comunicativo e interessante? Se você é alguém com mente sana, certamente esse é um dos seus principais desejos. Um de nossos maiores desafios como seres humanos é viver em sociedade. Algumas pessoas são consideradas bem sucedidas ou atraentes, enquanto outras são indesejadas e mal sucedidas. Nesta postagem estaremos vendo mais um pouco sobre o conhecimento e os princípios de Dale Carnegie em seu livro “como fazer amigos e influenciar pessoas”. Como fazer os outros gostarem de você? É o que veremos a seguir.


O primeiro princípio é “interessar-se sinceramente pelas outras pessoas”, faça isso e será bem recebido em toda parte. Não existe nada pior do que você não ser notado por alguém. Como se sente ao querer conhecer uma pessoa e descobrir que ela não tem o mínimo interesse por você?

Existe um meio simples de causar uma primeira boa impressão: sorria! Não é o que você tem, ou quem você é, ou onde você está, ou o que você está fazendo que o tornam feliz ou infeliz. É o que você pensa sobre isso. Abe Lincoln disse que “a maioria dos povos é tão feliz como arquiteta ser em seus cérebros”. Existe um provérbio chinês que diz que “um homem sem uma fisionomia sorridente não deve abrir uma loja.” Lembre-se daquele vídeo da carinha amarela sorridente: sorria! Sorria para o mundo e verás que o mundo sorrirá para você. Normalmente as pessoas refletem nossas atitudes. Experimente olhar com a cara “amarrada” pra alguém e ela te olhará do mesmo modo. Dê um sorriso sincero, que com certeza também receberá o mesmo sorriso. Sua atitude em relação à vida volta pra você. Seja otimista sempre, e será um ímã capaz de atrair pessoas.

O terceiro princípio fala de algo que se você não fizer será dominado por complicações. Chame as pessoas pelo nome. Lembre-se de que o nome de um homem é para ele o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma. Infelizmente eu tenho dificuldades em decorar nomes, talvez seja esse seu caso, mas não desanime, faça como eu, anote o nome das pessoas e antes de vê-las, se possível, ache o nome dela na sua agenda e utilize-o na sua conversa.

Uma pessoa interessante é aquela que tem um “bom papo”. Mas como ser alguém com quem as outras pessoas gostam de conversar? Um modo fácil de ser um bom conversador é ser um bom ouvinte, incentive os outros a falar sobre eles mesmos. Não comece contando sua vida, seus problemas, suas frustrações, pare um pouco e ouça a pessoa. Vivemos em um mundo de indivíduos solitários e isolados. Para sermos ouvidos temos que pagar consultas caríssimas de psicanalistas, psicólogos e outros profissionais, pois praticamente é a única maneira de sermos ouvidos. Seja alguém que ouve as pessoas com interesse, e se tornará alguém muito raro, e portanto valioso nos dias atuais.

Sempre que eu chegava perto de uma moça que estava interessado, pensava em como impressioná-la, em como fazer com que ela se interessasse por mim. Muitas vezes eu falhava. Porquê? Porque eu ainda não conhecia o princípio de como interessar as pessoas. Esse princípio resume-se em falar de assuntos que interessem ao outro. Ou seja, quando for conversar com alguém fale do que a pessoa gosta e não sobre o que você quer, ou sobre seus próprios interesses. Não chegue em uma moça que odeia futebol falando da sua paixão pelo São Paulo Futebol Clube.

Finalmente para fazer as pessoas gostarem de você imediatamente, faça o outro sentir-se importante, mas faça-o sinceramente. “Fale com as pessoas a respeito delas mesmas”, disse Disraeli, um dos homens mais perspicazes que jamais governaram o Império Britânico. “Fale com as pessoas a respeito delas mesmas e elas o ouvirão por muitas horas.”

Esses são alguns princípios que se praticados o ajudarão a ser alguém mais atraente e interessante.

24 comentários:

  1. acho que isso nao vai dar certo , porque hoje em dia as pessoas mal têm tempo para comer tao pouco falar de suas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Sabe,eu já li esse livro do canargie, utilizo essas dicas e outras tantas de livro de auto-ajuda,mas descobri que nada disso funciona,porque as pessoas sao mto egoistas,interresseiras,só se querem tirar proveito das pessoas ao redor. E tem gente que só pensa em ganhar dinheiro e dar bem as custas dos outros. A gente vai ser a boazinha como diz ai para ser,ai é que as pessoas mais montam em cima. Infelizmente ninguem que saber de amizade,já quebrei a cara varias vezes tentando me aproximar das pessoas assim,sabem o que elas pensam que a gente é sapatao, nao acreditam que a gente só que amizade,alguem para conversar,ou partilhar de um passeio junto ou tem algum gosto comum sobre algum assunto,seja música,arte, literatura, esporte ou qualquer outro assunto. Cansei, acho que vou fazer igual a todo mundo,ser egoista e pensar em mim mesma, já que ninguem quer,eu vou ser feliz sozinha.Sozinha nao,agora eu to preferindo mais a amizade dos animais de estimaçao,esses sim gostam da gente,eles nao tem inveja da gente,nao pensando em roubar a gente,nao tao querendo enganar.Frase mais verdadeira,é aquela,"qto mais eu conheço as pessoas,mas eu gosto dos animais"

    ResponderExcluir
  3. eu entendo q existem pessoas q nao precisam fazer nada para serem amadas ou nao.
    nao existe receita para seguir e se tornar uma pessoa de sucesso e carismática.
    cansei de ver pessoas muito falsas, falarem pelas costas alheias e serem queridas e idolatradas, inclusive por aquelas q foram seus alvos.
    sou educada e ouvinte, é da minha natureza, e sempre estou muito só e desprezada...tenho provas disso.
    acabei de fazer um curso livre, onde conheci pessoas, s nunca fui mau educada ou falsa, porém, estou sendo sempre excluída das conversas...não sei o motivo...juro. as vezes me sinto até cansada, pois tento de todo o meu coração entender o que posso ter feito para elas.
    pra piorar até meus familiares me desprezam, principalmente agora que estou desempregada, nao tenho o apoio de ninguem, em nada...

    ResponderExcluir
  4. PASSEI UM BOM TEMPO DA MINHA VIDA SOZINHO REALMENTE EU TAMBÉM TINHA ESTE PONTO DE VISTA,E PERCEBO QUE O MELHOR REMÉDIO PARA TUDO E O TEMPO A MATURIDADE,VIVER SOZINHO E REALMENTE DEPRIMENTE .

    ResponderExcluir
  5. Em partes em concordo com a colocação acima do anonimo, já li vários livros de todos o sentidos imaginarios, e ja tive varias tentativas frustradas de ser querida, amiga, etc, tudo blablabla, mas infelizmente eu descobri que se você tem grana, você consegue muitos amigos, quero dizer amigos falsos, ou se você tem qualquer coisa que seja interessante ou oportuno para o momento pra outra pessoa, tudo interesse, amizade mesmo, ninguem quer, a conclusão que eu cheguei é que não estou mais afim de agradar nem ser agradada por ninguem, descobri que me sinto muito bem sozinha, como o ditado diz, melhor sozinha que mal acompanhada.

    ResponderExcluir
  6. essas dicas não são ruins... elas fociona muito mais nos locais de trabalho.. eu as usavam sem saber que com o momento certo eu poderia ganhar a confiaça de meus colega de trabalho e eles passarãa a gostar de eu muito mais...
    essas dicas fociona com certeza.. só usala na hora certa e acredita em si mesmo...

    ResponderExcluir
  7. Li todos os comentários, e notei que tem pessoas que passam exatamente o que eu passo. Eu me considero alguém legal, não sou falsa, nem interesseira e procuro sempre ser educada com as pessoas, sou alguém que não é capaz de fazer mal a ninguém. Conheço pessoas sem caráter que estão sempre rodeadas de amigos.Um dias desses fui a uma festa e fiquei totalmente isolada,nessa festa só tinha pessoas conhecidas, parece que as pessoas se afastam de mim.MAS CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE A GENTE DEVE VALORIZAR QUEM GOSTA DA GENTE E BUSCAR SEMPRE O MELHOR PRA NÓS, TER AUTO ESTIMA E SABER QUE O QUE REALMENTE IMPORTA É ESTAR BEM E EM PAZ COM NÓS MESMOS. É BEM INJUSTO, MAS É VERDADE QUE AS PESSOAS SE APROXIMAM POR INTERESSE.

    ResponderExcluir
  8. olha hoje o que eu estou percebendo é que parece que perdemos,um pouco de tudo hoje agente acha que conhece as pessoas e não conhece as vezes nos decepcionamos c// pessoas que agente jamais imaginou se decepcionar

    ResponderExcluir
  9. bom parabens para quem vai ler esse meu comentario eu bercebo q vc esta sem fazer nada,sozinho,ou desesperado.

    enfim acho q tratar bem as pessoas e o melhor jeito de viver, porque se n consegue se sentir feliz pelomenos estara fazendo obem aos outros,enfim tenho 13 anos e porisso n devo saber muito como vcs (meu KI e alto hehehe)
    mas como vcs disseram nos comentarios acima tem muita gente que se aproveita, ou fala mau dos outros pelas costas,simplesmente eu ignoraria essas pessoas,e mais uma coisinha vcs perceberam q existe bastante pessoas boas no mundo pq olha so quem deixou esses comentarios fizeram uma coisa boa se vcs se conhesecem estariam fazendo um bem aos outros e os outros estariam fazendo um bem pra vcs

    meu nome KING_FODASTICO tenho um canal no youtube deem uma visitada a galera q gosta de da risada e q gosta de games obrigodo pela paciencia e flw.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com a maioria dos comentários, acho as dicas boas estou tentando usalas a um mês. Vi que não deu certo. Mas acho que é porcausa da própria pessoa, pois hoje as pessoas estão totalmente individualistas... O artígo está bom. Parabéns ao autor...
    Será que vcs podem me dar uma força e visitar o meu blog:
    Gamelomania.blogspot.com
    Valeu galera.

    ResponderExcluir
  11. lendo tudo isso que li agora, tive a certeze que infelismente é assim mesmo que funciona, POIS NAO ADIANTA QUERER AGRADAR AS PESSOAS, SER UMA CARA LEGAL, E CARISMATICO, SABEM PORQUE: PORQUE TUDO É BESEADO EM INTERESSE, SOMENTE EM I N T E R E S S E.....

    ResponderExcluir
  12. Muitooo Obrigadooooooooooo Shooooooooooooooow de bola!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Muitos de vocês dizem que a melhor maneira é a gente se tornar como os outros , mesquinha e viver para nós , então aí todo o mundo virava sua bunda e vivia sozinho , sendo falso e deprimido ! Não , a gente tem de acreditar , tem de lutar por nós , tem de ser diferente e se diferenciar , marcar sua diferença , se os outros são falsos e interesseiros então deixe ser , e pense :
    - Eu sou diferente , luto por mim e por meus objetivos , mas sei viver em sociedade , amiga , meiga , humilde . Eu não viro minha bunda , eu mostro minha cara e digo que sou diferente , não fico com pensamento derrotista .

    ResponderExcluir
  14. eu fico muito triste com a personalidade do ser humano. As pessoas sao preconceituosas, no meu caso sou excluída por alguns amigos por ser de outro estado.

    ResponderExcluir
  15. as pessoas n gostam muito de mim, e eu ja descobri porque, sou muito timida e fico envergonhada quando falo, ja tentei melhorar isso mas n deu certo, eu estou com minhas amigas, elas falam e n sei o k dizer, simplesmente sorriu, mas elas deixam me de parte :(

    ResponderExcluir
  16. ACHO C VOCE REALMENTE QUISER FAZER AMIZADES USANDO ESSES ITEM E QUERER REALMENTE VAI CONSEGUIR SIM

    ResponderExcluir
  17. Tentei fazer tudo isso e não deu certo! Odeio a minha vida, sou excluído, solitário, nem um pouco popular e ninguém gosta de mim! Me ajudem! Parece que quando uma pessoa nasce, já é definido se ela será popular ou não. Valeu! Falo!

    ResponderExcluir
  18. Oi Anônimo dia 20 de setembro de 2013 19:08
    Não fale assim.. existe sim alguém que te ama: "JESUS CRISTO" Ele morreu na cruz por te amar. Entregue sua vida a Ele e vc verá que tudo isso não terá mais importância. Me senti e ainda hoje me sinto assim, mas quando olho para Jesus tudo isso não importa só o amor dEle,

    ResponderExcluir
  19. O mundo todo é uma M..., as pessoas todas são uma M...., a vida não passa de uma grande M...., e eu já cansei de tudo isso, não vou ficar implorando para ninguém ser meu amiguinho ou amiguinha, já sofrí muito, mas hoje eu tô C...., prá tudo e prá todos, esse mundo não tem mas jeito, infelizmente é disso para pior, é só falsidade, ipocresia, ambição, consumísmo, violência, guerras, muita maldade e crueldade por todo esse mundo. Na real acho que já deu, está mas do que na hora disso tudo acabar, EXTINÇÃO GERAL, E SEM RECOMEÇO!

    ResponderExcluir
  20. Ao ultimo comentário, é um pouco complicado, ninguém é 100% odiado. Quanto a amizades por interesse, será que nós mesmos não somos interesseiros quando vamos fazer amigos? Explico, as vezes temos uma idéia de amizade, mas será que vamos de coração aberto para conhecer as pessoas, acredito que não, pois todos tem medo de se magoar.
    Não sou muito popular, me acham arrogante, metida, estúpida, insensível e gosto de ser a melhor em tudo.
    Um dia alguém parou pra conversar realmente comigo, e ela começou a entender os adjetivos acima.
    Me achavam arrogante, pois eu sempre tinha uma opinião pra emitir, o que acontece? Leio muito, e sempre estava informada.
    O metida? é porque sempre estava de salto e maquiada. Ela descobriu que sou gestora apesar da pouca idade.
    O estupido é porque não tenho meias palavras, se alguém tem um problema comigo, vou lá e converso.
    O insensivel veio de eu não ter muita paciência para melindres, aí um dia contei a história da minha infância, que escondo por que se alguem quer gostar de mim, goste pelo que sou, não por pena.
    O centro das atenções, veio porque minha voz é grave, então quando falo soa alto.
    Mas eu tenho algo sim, que afasta as pessoas, eu quase não sorrio, e não tenho bom humor. Venho tentando mudar isso, não porque eu queira ser um imã, mas porque quando vc sorri pra alguem e recebe o sorriso de volta, é tudo tranquilo. Depois que meus coleguinhas de faculdade me conheceram melhor, me aceitaram com minha falta de humor e sorrisos, e hoje pedem conselhos, pois alguns ainda são muito inexperientes.
    Nào percam a fé nas pessoas, quem tiver filhos como eu, saberá o que estou falando, pois acredito todo dia que estou criando um bom homem no futuro.

    ResponderExcluir
  21. eu quero que as pessoas me notem, o menino que eu gosto vem na minha casa quase todos os dias ele e conhecido da minha família ,eu queria que ele me notasse, eu gosto muito dele

    ResponderExcluir
  22. Essas coisas simplesmente acontecem nao ha receita pra isso ou para aquilo as vezes pessoas q maltratamos continuam gostando de nos como um caozinho e aquela q nos esforçamos para agradar nao nos da valor.Enfim esta é a vida nao veio com manual de instruçoes

    ResponderExcluir