"Tome a atitude de viver o superior, o estado de ser bom no mais alto grau." Douglas Prado

25 dicas pra vender mais e melhor

Com a onda do “atender mal o cliente” em moda na maioria das empresas, “atender bem o cliente” ainda é, infelizmente, uma diferenciação no mercado. Você pode fazer diferente e se destacar no mercado como um excelente vendedor, seja de idéias, produtos ou serviços. Para isto, lembre-se sempre que seu patrão são seus clientes, sendo assim, dê-lhes a importância devida. A seguir trago 25 dicas para vender mais e melhor, que se colocadas em prática te trarão ótimos resultados, aumento das vendas e fidelização de seus clientes.

1 Sorria de forma que transmita ao cliente o prazer que sente em sua companhia. Isso vende e faz amigos.
2 Identifique-se ao primeiro contato. Todos Gostam de saber o nome da pessoa com quem estão falando.
3 Atenda as pessoas da forma como você gostaria de ser atendido.
4 Jamais diga para o cliente “é só isso?”. Você pode estar acabando com sua chance de vender mais.
5 Sua venda começa antes do diálogo com o cliente. O primeiro contato, o olhar e postura de “boas vindas” são decisivos para cativar o cliente.
6 Faça perguntas ao seu cliente. Ajude-o a dizer o que ele realmente quer. Em apenas 40% dos casos, os consumidores sabem exatamente o que desejam comprar.
7 Sempre trate seu cliente de forma muito especial. Lembre-se que ele é o “patrão do seu patrão”.
8 O bom vendedor é aquele que vende. O ótimo vendedor é aquele que faz o cliente vender, trazendo ou indicando amigos para comprarem com ele.
9 Conquiste o coração do cliente e não apenas seu dinheiro.
10 Trabalhar em equipe torna o ambiente mais saudável e produtivo.
11 A postura física do vendedor na loja é muito importante, nunca fique encostado em paredes, prateleiras e balcões. Isso passa uma idéia de que você não está com vontade de trabalhar.
12 Esteja sempre à disposição do cliente, para atendê-lo e acompanhá-lo até o momento de ele sair da loja. Mas cuidado para não exagerar e acabar incomodando o consumidor.
13 Se outro colega está vendendo melhor que você, procure observar detalhadamente com o ele trabalha. Aí está a chance de melhorar seu desempenho de vendas.
14 Não tenha medo de clientes difíceis. Com profissionalismo e simpatia, você tem tudo para atendê-lo da melhor maneira.
15 Criatividade é um dos grandes predicados que todos nós temos. Porém, só brota quando estamos motivados com o que fazemos.
16 Tenha sempre em mente: “não posso apenas vender. Tenho que conquistar esse cliente para que ele volte e indique-me para seus amigos”.
17 Respeito e confiança. Para seu cliente isto é tão importante quanto preço e qualidade.
18 Leia muito. Mantenha-se sempre bem informado, seu sucesso profissional depende disso.
19 Boa vontade é essencial. Se não tiver o produto que seu cliente busca, tente localizá-lo em outra loja.
20 Nunca esqueça de cumprir aquilo que ficou estabelecido junto com o cliente.
21 Além do preço, venda sempre para o cliente os outros benefícios que seu produto possui.
22 Vendendo ou não, depois do atendimento, analise a sua conversa com o cliente. Examine o que deu certo e o que deu errado. Você estará melhor preparado para sua próxima venda.
23 Achar que apenas preço baixo é importante só serve para desvalorizar a função de vendedor.
24 Um bom atendimento começa com um bom ambiente de trabalho. Um clima positivo em sua loja envolverá positivamente o seu cliente.
25 Bom atendimento. Esse é o diferencial que mais cativa os consumidores.

A Office Brazil Consultoria, empresa da qual faço parte, pode te ajudar a formar uma equipe de vencedores através de treinamentos e consultoria especializada. Contate-me e agende uma visita.

59 comentários:

  1. É a primeira vez que deixo meu comentario no blog do meu amigo Douglas e quero parabeniza-lo por sempre estar a frente dos melhores assuntos para a vida e profissão. Gostei muito do artigo de Vendas e indico aos todos as pessoas a seguirem essas dicas nao somente para as vendas, mas para o dia a dia. Espero que todos os que passarem por aqui deixem seus comentarios.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Julio, obrigado pelo apoio, sua participação é muito importante para a construção de um espaço interessante e construtivo...
    até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. oie eu sou funcionária de uma loja que trabalha com tamanho especial começamos a bem pouco tempo como posso fazer para aumentar a venda e chamar a clientela obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante !!!

    Recentemente publiquei um artigo falando sobre vendas online !!!

    Para você que quer começar ou melhorar suas vendas vale apena conferir !!!!!!

    Leia o artigo : "Dicas e melhores soluções para vender na internet"

    segue o link do meu blog :

    http://empresarioonline.blogspot.com/2009/07/crescimento-das-vendas-online.html

    Abraços !!!

    ResponderExcluir
  5. valeu por meajudar vc
    e muito capaz de subir na vida um abraço pra
    vc e ate + ♠

    ResponderExcluir
  6. Sou gerente de uma loja estilo praia, concordo com tudo isso. só tem que acrescentar, que para ser um bom vendedor tem que ter cliente, se não tem, não tem vendas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. suas dicas sao otimas,tenho colocado em pratica todos elas e estou obtendo resultados incriveis,recomendo a todos os vendedores!!estou muito mais feliz e motivada,agora entendo que sou eu que faço meu salario!!estou ganhando o dobro,e conquistando cada vez mais clientes que compram e me indicam para parentes,nao tenho preguiça,atendo com vontade e entusiasmo tendo em mente que o cliente é meu patrao,passa orçamentos dou atençao,a hora que vejo jato com opedido de vendas nas maos....eee coisa boa..obrigadoooooo

    ResponderExcluir
  8. eu amei essas dicas ! estou querendo montar um armarinho em minha casa mesmo e vou usá-las. aproveitando a situação gostaria de dicas das leitoras para meu negócio , como eu faço para me destacar da concorrencia .quero um armarinho m0derno , o que devo colocar para vender ! assim algo que chame as pessoas para ver o que tem na loja. Ai gente me ajudem preciso ganhar meu proprio dinheiro. elisangelacardeal2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. ola? essas dicas que acabei de ler sao otimas ajuda bastante refletir sobre alguns erros que cometemos diariamente e nao persebemos obrigado.outra coisa trabalho em show room lido diariamente com grandes empresarios e cada um de um jeito ,e forma de agir e de tratar enfim.as vezes fico muito travado e acaba que nao sai praticamente nada mas nao e diariamente te pergunto oq faço?

    ResponderExcluir
  10. adorei! ótimas dicas pra quem quer vender bem.
    realmente deve-se conquistar o cliente, até mesmo por que não precisamos vender só um dia.na dica nº4 é bom usar "O que mais".

    ResponderExcluir
  11. klaydson trindade24 de maio de 2011 10:14

    muito interresante, ótimas dicas, sequindo assim estas dicas, com certeza deremos êxito em vendas.parabéns e sucesso!...

    ResponderExcluir
  12. a vida todos os dias ,nos mostra um aprendizado ....devemos aproveitar todas as possibilidades e tentar melhorar continuamente.
    e sempre bom compartilhar experiencias com pessoas !obrigado......

    ResponderExcluir
  13. Nossa.... adoreiiii acho que todos os vendedores devem ler essas dicas eu sou vendedora a mais de 10 anos... e sigo a risca essas dicas que considero o "trilho de vendas" eu ajudo pessoas a realizar sonhos atendendo a necessidade de cada um... vender é uma prazer, uma arte, uma realização p comprador e vendedor...

    ResponderExcluir
  14. muiito legal boas dicas queria mais dicas sobre vendedores de perfumes tambem eu gostaria muito bjss obrigado

    ResponderExcluir
  15. adorei as dicas, se todos fizessem o esforço de fazer isso o comercio mudaria totalmente.
    paraben!

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito das dicas, elas são muito importantes para quem está iniciando no ramo do comércio... Aprendi como vender mais e melhor depois de lê-las e pô-las em prática! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  17. adorei!! todos os vendedores deveriam ler e por em pratica esas dicas.

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito, achei interessante e até insentivou-me a ter uma maior segurança em minhas vendas....Parabéns

    ResponderExcluir
  19. isso e tudo...parabens!!!!

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma loja bem estruturada,localização e instalações são ótimas,excelente atendimento e me encaixo quase 99% dentro dessas dicas maravilhosas de atendimento ao cliente.Nossos preços são competitivos,muitas vezes mais em conta que dos concorrente ,peças bonitas e de qualidade.Já estamos a oito anos no mercado e não entendo porque nossa clientela não cresce,a loja não decola.Facilidade nos pagamentos,vendemos muito mais na promissória,o cliente vai dando por conta e não sei mais o que fazer para aumentar o volume de vendas.Promoções sempre fazemos.Por favor me ajude a sair dessa.Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Será que estas coisas que nos falou não é apenas seu ponto de vista? Experimente contratar um consultor externo para que faça uma pesquisa de mercado, e uma pesquisa de satisfação com os clientes. Indentifique necessidades não satisfeitas nos atuais e potenciais clientes. Outro fator é que talvez a quantidade de clientes no raio de atuação de sua empresa já está em sua capacidade máxima, quem sabe você poderia abrir uma outra filial em outra parte da cidade ou em outra cidade.

    ResponderExcluir
  22. GOSTEI MUITO, VALEU...

    ResponderExcluir
  23. ALGUMA DICA PARA TELENTREGA DE LANCHES RÁPIDOS. O QUE PODE SER FEITO PARA MELHORAR A CLIENTELA?

    ResponderExcluir
  24. trabalho em uma loja de eletro, faz pouco tempo, dois meses. nunca trabalhei neste ramo, é tudo novo pra mim. tenho que vender financiado, venda direta, garantia estendida, seguro, e consorcio. meu gerente me cobra muito e disse que se eu nao começar a vender mais eu estou demitida. me esforço muito. nao sei se e insegurança.. ou o que! por favor me ajude. ja pedi pro meu gerente me ajudar, me dar dicas, mas ele nao me ajuda.

    ResponderExcluir
  25. MUITO OBRIGADA.VOU SEGUIR Á RISCA SUAS DICAS.SEI QUE PRECISO MELHORAR CADA DIA MAIS,AFINAL,AINDA E O MEU PRIMEIRO EMPREGO.ESPERO ESTAR SEMPRE MELHORANDO.

    ResponderExcluir
  26. trabalho em uma empresa que fabica estofados,e revende móveis,esse é o meu primeiro emeprego,estou trabalhando á menos de um mês.sei que devo melhorar,afinal não tenho nenhuma experiência no ramo,e pretendo me sair bem,para demonstrar,além de tudo agradecimento pela oportunidade.e suas dicas estão me ajudando muito.obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Douglas Parabéns pelo excelente artigo, pois só nos mostra que sermos vendedores é muito mais do que os antigos achavam que era, pois bastava falar muito e pronto estava feito um vendedor, atualmente o vendedor deve ouvir mais e falar menos e seguindo as suas preciosas dicas com certeza terá muito sucesso.
    Também sou um profissional da área e gostaria que lhe apresentar um artigo que eu escrevi no meu blog onde falo ao profissionais sobre o que fazer para vender mais.


    Grande Abraço e Sucesso

    ResponderExcluir
  28. sou um vendedor de gás como posso fazer a diferença no meu ramo, como fidelizar meu cliente

    ResponderExcluir
  29. Maicon Rosa,
    acrecentando para se vender bem, é importante a humildade, e saber o que esta vendendo, você compraria o que você vende????

    ResponderExcluir
  30. muita boa dica bem aproveitavel,ja passei por treinamentos profissionais como esse muito bons tambem!!

    ResponderExcluir
  31. GOSTEI MUITO, POIS ESTOU FAZENDO UM CURSO BASICO PROFISSIONALIZANTE E COM CERTEZA VAI ME AJUDAR MUITO EM MINHAS PESQUISAS.

    ResponderExcluir
  32. trabalho com raçoes e animais vivos e tenho muita competividade no bairro como posso me destacar

    ResponderExcluir
  33. Não poderia deixar de comentar, ótimas dicas
    vou segui-las e passar para minhas colégas.
    Obri.

    ResponderExcluir
  34. Essas dicas são ótimas, não são mágicas mais são encantadoras. Há se meu povo me escutasse e me entendessem!seríamos muito mais felizes.Tenho uma loja de Ar Condicionado Split´s e atraio clientes de outras cidades e até da capital para comprarem meus produtos.Que Deus abençoe todos que lerem esse artigo; 73= 3254-3059 Gandu Ar.

    ResponderExcluir
  35. olá eu tenho dificuldades de demonstrar mais peças para o cliente,pois sinto que estou encomodando como devo mudar isso?obrigada adorei o artigo.

    ResponderExcluir
  36. Poxa que legal ! Parabéns pelas dicas, adorei !
    Sou revendedora Casa Vip Enxovais, os produtos deles são ótimos e agora com essas dicas não tem como eu não faturar bastante!
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  37. Gostaria de dicas para vendas externas. A maioria destas vale muito para vendas internas.

    ResponderExcluir
  38. GOSTEI DESSAS DICAS ....VOU USA-LAS MAIS VESES

    ResponderExcluir
  39. Regina, gostei muito das dicas de como fazer para vender mais e melhor, vou por em pratica.

    ResponderExcluir
  40. MUITO BOM MESMO, ESTOU ENTRANDO NA AREA COMERCIAL AGORA E VOU SEGUIR ESSAS DICAS POIS AMEEI ;D

    ResponderExcluir
  41. Muito boa as dicas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  42. Tenho uma empresa de envidraçamento de sacada, sei que este é um excelente produto para venda. A minha grande dificuldade é exatamente chegar no meu cliente final (o condômino), nossa empresa é bem estruturada, somos elogiados pelos clientes que usam nossos serviços, recebemos indicações para outras vendas. Temos um incrível aproveitamento de 30% de orçamentos aprovados, mas nossa dificuldade é entrar no prédio. Temos panfletos bem elaborados, que deixamos na portaria dos edifícios. Carros adesivados e bom material de propaganda. Qual seria a abordagem mais interessante para transpormos essa barreira?
    Grato.
    Varandas

    ResponderExcluir
  43. trabalho em uma empresa de emprestimo consignado , vendemos dinheiro , e quase sempre por telefone, mas na minha cidade a concorrência é muito forte, gostaria de saber qual dica para aprimorar as vendas pelo telefone e trazer os clientes para dentro da loja

    abraços

    ResponderExcluir
  44. gostei da dicas, tenho fé, coragem e animo o q mim faltava mesmo era boas dicas de atendimento, com mais pesquisas e colocando as em pratica sei q posso chegar lá.

    ResponderExcluir
  45. Essas dicas são tudo o que eu precisava, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  46. gostei muito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  47. Qual dicas voce tem para que eu possa vender os serviços e não embutir. vender produtos não é problema,já serviços é complicado os clientes costumam criar resistência,já chegam falando que não querem.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  48. muito obrigado por reforçar essas dicas pra mim , eu estava precisando obrigado !!

    ResponderExcluir
  49. OI DOUGLAS ESTOU COMECANDO AGORA A TRABALHAR COM VENDAS MAS É PARA MIM.ESTOU VENDENDO PRODUTOS DE LIMPEZA DE PELE.
    GOSTEI MUITO DE SUA DICAS,EU AINDA ESTOU UM POUCO TIMIDA,MAS DEVAGAR EU CHEGO LÁ.
    GOSTARIA Q VC ESTIVESSE SEMPRE ME MANDANDO DICAS NO EMAIL VC PODE?? MEU EMAIL É laurienim@hotmail.com.
    OBRIGADA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  50. ´´otimas dicas!

    A Dica mais impactante que eu achei foi " atenda os outros como você gostaria de ser atendido"

    Po isso é um resumo do que precisamos nos atentar para fidelizar nossos clientes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  51. Acabei de pedir meu primeiro emprego.. espero conseguir e vou usar algumas dessas dicas.

    ResponderExcluir
  52. O artigo é de 2009 mas é bastante atual.
    obrigada!!

    ResponderExcluir
  53. Trabalho com vendas diretas, tenho que buscar clientes e indicações, mas ainda estou patinando tanto nas vendas quanto em aumentar o numero de clientes, gosto do que faço mas queria vencer e conquistar meu espaço. Por favor me dê uma dica.

    ResponderExcluir
  54. vlw... isso me ajudou bastante para fazer o meu trabalho em curso de vendedor..

    ResponderExcluir
  55. Muito bom esse artigo, o mais importante é que nós vendedores possamos colocar sempre em pratica algumas destas dicas, pois nos tornará mais critico em nossas ações, obrigado pelo belo artigo.

    ResponderExcluir
  56. As dicas são ótimas, segunda-feira começo a trabalhar em uma loja de móveis e eletros, e tenho certeza que vou colocar em prática essas dicas.

    Eduardo S.

    ResponderExcluir
  57. Antonia Reuly Soares gostei de suas dicas é sempre bom consultar boas pessoas assim como você amigo obrigada um abraço

    ResponderExcluir
  58. Fantastico!!!!
    Supreendende!!!
    Maravilhoso!!!
    Sou pos graduado em marketing.....esse artigo me deu um renovo!

    Obrigado.
    Atenciosamente Nielson Dantas - Maceio-Alagoas

    ResponderExcluir