Como lidar com aquele colega de trabalho insuportável?

Quem nunca conheceu alguém insuportável? Quando você olha pra pessoa o primeiro e único pensamento que lhe vem à cabeça é: fugir. Esta postagem trata desse assunto de forma franca, baseando-se na reportagem exibida no Jornal Hoje sobre colegas de trabalho insuportáveis. Veja também alguns vídeos engraçados que retratam muito bem essa realidade nas empresas. Ao final dessa postagem você poderá se perguntar: será que estou sendo alguém insuportável e nem sei ainda? Descubra também a resposta sobre como lidar com aqueles colegas chatos e insuportáveis de seu trabalho.

Fale baixo ao telefone, senão...


Os motivos para tornar uma pessoa desagradável podem ser vários: mau hálito, mau cheiro, falar alto, fofocar às escondidas, criticar os colegas, ou outros tipos de atitudes que fogem à etiqueta profissional. Se o seu colega é insuportável o que você deve fazer? Primeiramente dê um feedback a ele(a), e diga o que te incomoda. Se não houver mudança, compartilhe com seus colegas e peça a eles para conversar com ele(a). Se mesmo assim a pessoa não mudar, leve a questão para seu superior, argumentando que o rendimento da equipe está sendo prejudicado por essa situação. E se a pessoa a qual você tem queixa é seu chefe (veja o vídeo)? É muito complicado, e com certeza não é bom para a empresa, pois se não administrada, a situação comprometerá a produtividade e o clima da organização.

Vídeo: Dr. Pimpolho - Insuportável


Como saber se sou alguém insuportável?
Observe se as pessoas estão se afastando de você. Quando você chega na roda de conversa o pessoal começa ir embora? Você convida alguém pra almoçar com você e a pessoa não quer ir? As pessoas estão te evitando ou fazendo piadinhas sobre seu jeito de ser? Se isto está acontecendo pergunte-se: será que estou com mau hálito, falo alto demais? porque as pessoas estão se afastando de mim?

Algumas dicas para quem não quer ser alguém mau visto pelos outros:
- Fale corretamente
- Cuide da aparência e higiene pessoal
- Alimente-se em locais apropriados
- Evite fofocas. Se alguém contar algo não repasse pra frente.
- Siga regras de etiqueta
- Fique atento aos sinais que as outras pessoas enviam a você, que muitas vezes podem querer expressar informações tais como: "se manca!" ou "não gosto disso!"
- Respeite o lugar do outro. Não invada a privacidade alheia.
- Trate os outros como gostaria de ser tratado.

Fiz a seguinte pergunta no Yahoo respostas: Como lidar com aquele colega de trabalho insuportável? Dê sua opinião e confira as outras respostas:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090302091838AAwuYyi

45 comentários:

  1. nossa eu tenho um colega que ninguém aguenta ele, o cara critica a gente o tempo todo e só sabe reclamar de tudo e de todos... vou mandar essa reportagem pra ele... kkkkkk quem sabe resolve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma colega que é pior do que o teu colega.
      Ela não fase nada no trabalho
      Só fica e falando mal de todo mundo.
      Ainda é mentirosa.



      Excluir
    2. Hiiii a minha é exactamente como a sua, o pior é que ela influencia muitos

      Excluir
  2. kkkkkk ri pra caramba do vídeo do fale mais baixo...

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma colega de trabalho que se preocupa com o serviço da outra e esquece de fazer o seu, desviando a atenção do chefe para o nosso trabalho, pondo defeitos, para que o chefe não olhe os próprios defeitos dela, procurando assim destruir as amigas de trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma colega de trabalho assim, ela quer mandar e acha que é melhor do que eu só pq entrou na empresa 3 meses antes de mim, tudo tem que ser do jeito que ela quer, só ela sabe fazer o serviço, se acha perfeita...ela é insuportável!
    Me desanima ir trabalhar só por saber que ela vai estar lá!

    ResponderExcluir
  5. tenho uma colega de trabalho que ja nao consigo olhar .e uma pessoa com tao mau feitio que maior parte das vezes ninguem lhe da resposta so para nao ouvi-la mas mesmo assim ela se acha sempre a melhor eque toda gente tem medo as vezes parece ela o patrao .eu muitas vezes tenho vontade de deixar o trabalho por causa dela

    ResponderExcluir
  6. tenho uma colega de trabalho que fica junto comigo na mesma sala, ela é muito chata fala o dia todo conta varias historias eu ja sei da vida dela inteirinha pq ela conta o dia todo é uma tagarela, fofoqueira, e estressada, e outra coisa ela não sabe computação e toda hora ela me chama pq ela nunca sabe mexer no computador, no word, excel ... e eu tenho que parar meu serviço pra ajudar ela, eu ja não aguento mais trabalhar com ela.. estou muito estressada imagina ´passar o dia todo com uma pessoa assim.

    ResponderExcluir
  7. Tenho alguns colegas de trabalho que se encaixam nesse perfil, da pessoa insuportável. Como foi mencionado em alguns comentários acima, eles são aquele tipo de pessoa qaue estão sempre olhando o defeito do trabalho dos outros para poder abafar os próprios erros e defeitos, ou seja, o "outro" sempre faz errado, o "outro tem preguiça etc. enquanto eles se fazem prefeitos para ganhar pontos com a chefia. Mas como meu gerente é experiente não dá muita trela pra esse tipo de gente, essa é a minha sorte e do resto da equipe.

    ResponderExcluir
  8. sou encarregada tenho uma funcionaria que vive tentando
    ferrar a outra colega de trabalho inclisive eu ela quer de todo geito ser encarregada

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma colega de trabalho que se preocupa com o serviço da outra e esquece de fazer o seu, desviando a atenção do chefe para o nosso trabalho, pondo defeitos, para que o chefe não olhe os próprios defeitos dela, procurando assim destrui-me..não aguento mas.....e não sei ok faço...

    ResponderExcluir
  10. tenho um colega de trabalho que se acha o chefão,quer mandar nos outros como se fosse o dono da empresa, tem horas que mim dá vontade de jogar uma bomba nele para que ele se exploda.kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. tenho uma colega de trabalho que se acha melhor que todo mundo ela tem um puxa saco,os dois se junta para ficar falando mau dos outros pelo msn, ela nem trabalha não faz nada,nosso horario de trabalho é das 7:00 as 17:00, ela chega as 12:00, muita folga e o pior é que o chefe não fala nada ela é insuportavel,eu sei de tudo que ela fala de mim, só não dou uma surra nela porque preciso mais do emprego do me sujar com merda.

    ResponderExcluir
  12. tenho uma "monstro" no meu trabalho, ela fala, fala, e como fala, fala mau de todo mundo, voz fininha irritadiça, é feiiinha, sem graça, sem sal, mora sozinha não gosta de bichos nem de crianças, tudo prá ela tá ruim e ninguém presta, é solteirona, filha única de pais falecidos cuida de tias doentes, é uma mala totalmente sem alça, ela não se manca nuuunnnca... o que fazer com uma criatura dessas??? matar, dar veneno, enforcar?

    ResponderExcluir
  13. Trabalho com pessoas de diferentes níveis sociais, intelectuais e culturais e muitos extremamente incompetentes e preguiçosos, uma combinação dos diabos. Uma especialmente é um verdadeiro desafio para minha tolerância e paciência, pelo fato de ser relaxada, relapsa, e totalmente convencida do contrário. Não a suporto. Procuro até mesmo demonstrar compreensão para com pessoas de pouca escolaridade, mas para com a ignorância tenho total aversão.

    ResponderExcluir
  14. Trabalho também com uma pessoa insuportável, que faz tudo para irritar os outros, adora quando os outros se feram,(principalmente eu - já notei isto,).Quando a gente está atendendo o balcão, fica falando coisas pessoais bem alto, fica sentado o tempo todo e não atende a porta, fica toda hora na internet, se intromete em tudo, dá palpite em tudo, como se fosse chefe. Vivo estressada o tempo todo por causa dela estou tomando antidepressivo para poder aguentar o dia.

    ResponderExcluir
  15. Eu trabalho com uma pessoa duas caras , é o fim ..... deve na praça dá o telefone do trabalho ... ligam o dia todo cobrando a ditacuja , eu passava a ligação pra elea .. e dps ela veio me jogar na cara que eu sentia prazer em passar ligação de cobrança pra ela ! pode !!!!!ah isso pq era minha amiga além de colega de trabalho .... falsa , surtada

    ResponderExcluir
  16. O menino que trabalha comigo é INSUPORTÁVEL! Ele GRUDA em quem dá atenção a ele, o cara não se toca que ser educada é diferente de "dar mole". A pior coisa que eu fiz na minha vida foi ter sido educada com ele no seu primeiro dia de trabalho comigo, enfim, amigos, regra n° 1: nunca abra o sorriso para um novo colega de trabalho!!!! pelo menos durante a primeira semana!!!!

    ResponderExcluir
  17. OI gente, quero pedir a ajuda de você...
    eu tenho um colega de trabalho que ele so sabe manda, mais ele não é nada aqui na loja, ele manda ate no gerente e fica me exendo o saco.
    Agora me respondão: O que eu devo faze pra ele para de me enche o saco??? Por favor me ajudem...

    ResponderExcluir
  18. Agora ele mando eu cala a boka, olha que chato

    ResponderExcluir
  19. Eu sempre falo sozinho no meu tabalho e o meu amigo fala que eu so doido, ve se pode... ele falo isso por que ele é meu amigo, e se fosse inimigo?
    Me ajudem
    Como eu me livro dele?

    ResponderExcluir
  20. tenho uma colega de trabalho que por ser sobrinha do dono se acha.è folgada, chata ,fofoqueira entre outras coisa .Eu não aguento!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior e qdo temos que aguentar esses apadrinhados da vida dentro das repartições.... e uma lastima mesmo... Aqui no meu Departamento tem um enrustido, almofadinha da vida que só falta lamber o chao pro Diretor do Departamento passar... e muita puxação de saco... O mané se sente o bambam dentro da repartição... isso pq o incompetente do Diretor fica delegando um monte de tarefas inúteis pra ele dentro da empresa, tais como administrar o controle do ar condicionado ou chaves de algumas portas e armarios, onde são guardados folhas de sulfites e materiais de escritório (puta que pariu! que tarefa mais dificil e que exige alta capacidade e nivel intelectual!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkk), sem falar que só ele tem o celular do chefinho querido pra sempre estar passando o boletim com as ultimas novidades no caso do chefe se atrasar, é logico! E realmente ridículo o nivel de mediocridade e falta de etica do infeliz... Digno de pena a criatura... O pessoal todo o setor já sacou que ele e um tremendo fofoqueiro, traira e puxa-saco e não dá nem moral pro pobre, já virou inclusive piadas e sinonimo de fofoqueiro nos corredores da empresa (tadinho!!!!!!!!!!) ... Mas mesmo assim o cara não baixa a crista e fica se sentindo o próprio sub-Diretor da bagaça...Dá ate asco....Esse e aquele tipo de funcionário que se o Chefe tirar um raio x do saco, ele sai pendurado nas bolas!!!!!!!!!!!!!

      Jair Muller

      Excluir
  21. Trabalhei com uma que foi o fim da picada . Filha de um gerente da outra unidade conseguiu ser transferida para onde queria e nao queria fazer o servico dela, batia de frente com todos, inclusive clientes. Usava roupas improprias no ambiente de trabalho. Ficava horas no celular fofocando com a amiga ao inves de fazer o trabalho que tinha a ser feito e nao era pouco. Cheguei ao ponto de falar para ela que nao iria fazer o trabalho dela por ela e que ela que se virasse pois ja nao aguentava mais. Pedi para ser transferida e gracas a Deus consegui. Foi um Carma na minha vida!

    ResponderExcluir
  22. tenho uma colega de sala que é falsa e manipuladora! pra piorar, não vai com minha cara e vive bajulando os outros colegas s´pra formar panelinha contra mim! ela é simpaticamente dissimulada, e por isso, popular... e eu saio perdendo pq sou timida e tambem não faço amizade por interesse. percebo que ela reconhece minha inteligencia e tem medo de mim, por isso tenta me neutralizar! eu ja não aguento mais tantas fofocas, indiretas e maledicencias! pra piorar é alpinista social e não quer trabalhar... vive encostando e quer ganhar os créditos do meu trabalho! o ambiete está ficando insuportavel e eu vou ser obrigada a chamá-la pra uma conversa séria!

    ResponderExcluir
  23. meu colega nao fala mais comigo por que danei com ele,eu tava conversano com o chefe que tava quereno me ferra e o cara puxano o saco do chefe

    ResponderExcluir
  24. bom tenho uma colega de trabalho que só porque eu ganhei
    a máquina 1 acha que eu robei a vaga dela sinto muito se
    fui a escolhida eu nem puxo saco de ninguém pra tar a onde estou poxa se toca comece a trabalha e vá cuida de sua vida...

    ResponderExcluir
  25. eu trabalho com pessoas que jogam piada pra mim o dia inteiro quando eu pegar uma eu vou matar de tanta porrada.

    ResponderExcluir
  26. onde eu trabalho tb tem uma insuportavel,uma bruxa só 2 meses mais velha que eu na empresa e axa que pode manda nas coisas em mim.ela que fique pensando isso pra ela ver o q vai acontecer ,sou muito calma mas nao pise no meu calo pq a cobra vai fumar,odeio ela se eu pudesse chutava a bunda dela.ordinaria nao vale nada

    ResponderExcluir
  27. traballho de auxiliar de cozinha so eu ea cozinheira ela e insuportavel fica a manha inteira so no bate papo com os funcionarios q vem tomar cafe la pras nove e meia da manha q ela comeca a correria bate tampas panelas arrasta a mezinha de puchar psanelas tanto cheia de comida as panelas quanto sem comida o maior barullho e bica tudo maior bico as onze horas de servir o almoco o servico ta todo guarrado uma moleza nao aguento mais to estressadissima por causa dela ridicula.

    ResponderExcluir
  28. onde eu trabalho, tenho uma colega que e secretaria.
    confidente do patrao e finge ser amiga dos demais...fala demais ,acha se linda e por conta disso desfila pra ca e pra la e ate mostra partes intimas ...eu nao sei como ajudala pois eu percebo que ela sofre de algum tipo de desturbio !!!!

    ResponderExcluir
  29. já eu tenhu uma colega de trabalho numa loja de roupas, o problema lá ta sendo que ela tbm é venderora coo eu na loja mais ela pega todas as clientes só p/ ela e ñ me da chances de atender ninguem, e com isso a patroinha que diz saber d tudo na loja instalo ate cameras na loja p ver os movimentos fala que eu ñ to dando lucro que eu ñ vendo que eu ñ atendo que minhas vendas se comparando do da outra lá é muito baixa, todas as clientes que vão na oja só ela atende so ela vende ela sai ate do horario de almoço dela p/ atender alguma cliente que entra na loja em vez de deixar p/ eu antender

    ResponderExcluir
  30. Infelizmente vivemos num mundo onde o respeito e amor pelo próximo deixaram de existir. Trabalho com pessoas assim que se acham melhores que os outros puxam o saco dos chefes mesmo sabendo que não chegarão a lugar nenhum.
    São falsas, insuportáveis, agradam os outros para se passarem por perfeitas, mas vivem por tras de mascaras de falsidade.

    ResponderExcluir
  31. tenho um colega de trabalho fofoqueiro ,pior do que uma mulher e olhar que só mulher,ele gostar de ser o saber tudo,o cara do momento,mas nao passar de um palema de marca maio!

    ResponderExcluir
  32. Trabalho com uma menina chata pra caralho, insuportável, se acha, tem mania de grandeza, pensa que é rica, só fala em viagens, passeios, toda hora com o marido no cel. é amorzinho pra lá, amorzinho pra cá e o resto da turma sabe q o cara é um cavalo pra menina mas ela não da o braço a torcer e fala que é o casal perfeito, puxa saco do patrão, qq coisinha passa a mão no Skype e vai fofocar com chefe, fala mal de todo mundo e inclusive de mim que já vi escrito no Skype, uma voizinha totalmente irritante, fala alto, e tem dia q eu tenho vontade de quebrar a cara dela. Vlw galera...

    ResponderExcluir
  33. TODOS OS COMENTÁRIOS SÃO DE PESSOAS INSUPORTÁVEIS, SÓ QUE ELAS NÃO SABEM. FIZERAM OS COMENTÁRIOS E AO MESMO TEMPO DENEGRIRAM A IMAGEM DO OUTRO, ESTÃO TODOS NO MESMO BALAIO.

    ResponderExcluir
  34. também tenho um colega carioca insuportável...

    ResponderExcluir
  35. Tenho uma colega de trabalho que faz vezes de telefonista, inclusive, foi contratada para auxiliar nos serviços do escritório.
    Passa o dia inteiro no facebook, quando falo com ela, ela sequer me olha, continua facebookando...rsrs
    Seria cômico se não fosse trágico.
    Em resumo, não dá para pedir nada para ela, pois, fica incomodada. Sempre questiona todos os meus pedidos básicos. Ressalto que sempre lhe paço incumbências pedindo-lhe por favor e nunca me esqueço de agradecer. E tudo que lhe peço, foi com ordens do meu superior direto. Aqui, onde trabalho sempre trabalhamos priorizando a equipe, todos participando, sendo úteis e com espírito de cooperação.
    Como percebi que ela nutre uma certa antipatia infundada por mim, pedi para uma colega conversar com ela, dar uns toques, pois realmente não quero levar esse assunto ao chefe.
    Ocorre que ela se limitou a dizer que não vai com a minha cara e que eu me acho superior.
    Superior que nada! Agora, eu pago o pato pelo senso de inferioridade da menina...
    Estou perdida, pois, ela continua com comportamento inadequado que tem interferido no trabalho e não vejo alternativa outra a não ser comentar com o chefe.
    A menina, tem pouco estudo, é de outra cidade, veio para capital buscando oportunidades e é afrodescendente... Não quero prejudicá-la.
    Sugestões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. afrodescendente foi otimo!!!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkk

      e pior foi aqui onde eu trabalho apareceu uma tal de Misslayne... na verdade o nome dela era outro bem feinho e cafona... mas ela gostava que a galera a chamasse de Miss (coitada!) e pra piorar a mina era funcionaria de vereador e se achava melhor que a galera concursada do departamento... ficava o dia inteiro no facebook e no whatsapp nesses grupinhos de merda onde a galera só discute futilidades e compartilha fofocas... dava ate agonia... sem falar que era bem burrinha, tadinha... ma so complexo de superioridade da coitada gritava... só falava de viagens, baladas e se dizia a TOP aqui de Itapevi... eu sentia pena! era amiga dela só por interesse pq achava que ela tava com essa bola toda que ela falava... mas qdo fui perceber que era só pressão... pulei fora linda e poderosa... afinal só faço amizades com pessoas da alta que combine com meu nivel... adoooooooooooooooro!

      Edileuza Glamourosa

      Excluir
    2. ai Edileusa!!!!!!!!!!!!!!! Arrasou gata..............fiquei PASSADA na manteiga do Sertao como seu depoimento... pois aqui na minha firma também e assim... e um ninho de periguetes recalcadas e invejosas uma querendo ser a mais "TOP" do que a outra... eu fico revoltada com a futilidade das garotas...e uma mais ridicula do que a outra... mas as bunitas só sabem se achar as gostosas... coitada dessas tribufu... eu tenho pena... ate pq sou mais eu: LINDA E MARAVILHOSA....

      Tessalia Aragao---executiva poderosa

      Excluir
  36. Trabalho na loja da minha tia. Mas tem uma encarregada lá que é chata pra caralho. Se acha melhor que os outros, critica todo mundo e fala demais e vive reclamando. É uma merda ter que conviver com ela no trabalho, já estou até desanimando de trabalhar lá!

    ResponderExcluir
  37. eu não suporto uma pessoa que trabalha comigo ela é uma lesma pra fazer tudo e oque os outros fazem ainda coloca defeito,fora que não da oportunidade pra ninguém falar só ela fala, só ela tem rezão, tenho dó de gente assim

    ResponderExcluir
  38. Há no meu trabalho, uma pessoa insuportável: uma periguete feia, tosca ,pobre de grana e de espírito, que, de uns tempos pra cá, após uma viagem que fez a França(com dinheiro de empréstimo bancário),começou a se achar melhor que outros. A criatura tem problema de dicção, mas não para de tagarelar com aquela voz horrível, vive destratando as pessoas mais humildes da empresa, enquanto bajula as pessoas com quem acha que pode obter algum tipo de vantagem. Essa criatura é perigosa, porque é dissimulada e manipuladora. Eu já a vi levar tantos "foras", mas a pessoa não se emenda. Outra coisa: renega as origens, é filha faxineira de uma empresa que terceiriza seus serviços e um motorista de ônibus. Ela é jovem. a minha esperança, é que amadureça, torne-se um ser humano melhor.

    ResponderExcluir
  39. As pessoas acima, ao criticarem colegas caem no mesmo "defeito" dos criticados por elas... Não é? Creio que muitos aqui antes de ficar falando mal dos outros (com ou sem razão) deveriam fazer em primeiro lugar um curso intensivo de português ou de pelo menos de ortografia... e assim progredir no trabalho... alcançar melhores resultados... Na verdade o que eu vejo em muitos comentarios é na verdade intolerancia... e o pior, vejo que não assimilaram nada do que o texto sugere... Afinal ficaram aqui a falar mal dos colegas ao invés de colocar em prática os passos sugeridos... Mas o ser humano é assim... Quando evoluir de verdade...muda...

    ResponderExcluir
  40. Na minha escola tem uma menina insuportável, se acha " A GOSTOSA" fica só dando em cima dos meninos e dos professores, critíca Deus e o mundo, tem uma voz insuportável, é falsa, é daquelas que dá o tapa e esconde a unha, toda hora fofocando e dizendo que os outros fica tomando a popularidade dela, que eu nem sabia que tinha, é aquele ser humano que dá vontade de quebrar a cara dela toda vez que ela fala, sei que sou uma pessoa insuportável para quem eu quero e para ela vou continuar sendo.

    ResponderExcluir