O significado do verdadeiro amor

Muito se fala sobre o amor. O amor entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre Deus e os homens. Em diversas esferas o encontramos presente, pelo menos na teoria. Existem controvérsias sobre o verdadeiro significado do amor. Confunde-se o amor com paixão, com sentimentos e até com sexo. Mas qual o verdadeiro significado do amor?

Para quem acredita em Deus e na Bíblia Sagrada, temos no texto de 1 Coríntios 13 uma definição bem clara do que é o verdadeiro amor. Muitos ao lerem o texto não acreditam em seu significado pois o acham impossível de ser vivido por homens.

Ouço relato de muitas pessoas que afirmam ter experimentado desse amor. Eu mesmo sou testemunha viva de que ele existe, e que se trata do único e verdadeiro amor, o amor de Deus. A Bíblia diz que Deus é amor. Também diz que a vontade de Deus é que sejamos parecidos com Ele. Se Ele é a própria expressão do amor, e Ele quer que sejamos parecidos com Ele, será que não podemos viver e experimentar do verdadeiro amor descrito em 1 Coríntios 13? Claro que podemos.

Nos últimos anos têm surgido alguns filmes, vídeos e músicas que refletem um pouco de como é o verdadeiro amor. Filmes como Diário de uma paixão e Um amor para recordar, retratam bem o que quero dizer. A Bíblia diz que o marido deve amar a esposa como Cristo amou a igreja. Como Cristo amou a igreja? Dando sua vida por ela. Esse é o chamado amor sacrificial. Você pode me questionar: então o marido deve amar a esposa a ponto de dar sua vida por ela? Sim. Essa é a perfeita vontade de Deus.

Mas se esse amor existe, e é possível, porque tantos casamentos acabam em divórcio, tantos pais maltratam e até mesmo estupram os filhos, e a humanidade parece estar tão longe de praticar esse amor em seu dia a dia? É simples. A Bíblia fala que nos últimos dias o amor de muitos se esfriariam. Isso significa que quando a pessoa resolve viver sua vida independente de Deus, ela está seguindo um caminho contrário ao do amor, pois Deus é amor. Voltando à pergunta do por que casamentos acabam em divórcios, a resposta mais sensata seria porque essas pessoas não conheceram nem experimentaram o verdadeiro amor, pois não possuem Deus como Senhor de suas vidas. Na verdade são guiadas por seus próprios desejos egoístas.

Se você não está entendendo nada do que estou falando, ou se está achando que sou louco, basta ler o próprio texto bíblico, que fala sobre o verdadeiro significado do amor. Em outra postagem quero voltar nesse tema, explicando com detalhes o significado de cada trecho dessa definição.

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba.” 1 Coríntios 13:4-8.

Por que trazer esse tema aqui no Melhor a Cada Dia? Por que não tem como sermos alguém realmente melhores se não vivermos o verdadeiro amor. Como diz a Bíblia, do que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Reflita a cada dia sobre como está sua comunhão com o Deus de amor, e se a luz desse Deus, que é o amor, está sendo manifesta em sua vida.

Deixo a vocês dois vídeos. O primeiro retrata bem como Jesus Cristo manifestou todas as características do amor verdadeiro. O segundo mostra a gratidão de alguém que reconhece o amor de Jesus.

Video 1: amada minha


Vídeo 2: Paixão de Cristo - Brian Littrell


Gostou dessa postagem?
a) Indique-a para um amigo:
Bookmark and Share
b) Receba as novidades por e-mail ou RSS.
c) Deixe um comentário ou entre em contato conosco.

16 comentários:

  1. ameeeiesse sait...me ajudoumuito'

    ResponderExcluir
  2. eu adoreiiii ... mt perfeito DD+

    ResponderExcluir
  3. Há algum tempo atrás passei por uma separação, meu marido me deixou 2 meses depois do casamento, mas segui firme em Jesus, e consegui ele de volta, nesse meio tempo aprendi sobre o verdadeiro amor, mas nos dias de hoje é muito difícil, pois as pessoas só pensam em si próprio, são egoístas, e não entendem esse amor, eu vivo esse amor e sei que é verdadeiro, pelo menos da minha parte. Que Deus abençõe todos...

    ResponderExcluir
  4. Quem sou;deus jesus cristo sabe!ele me conhece,como conhece cada coraçÃo,eu o AMO somente ele,e sabe Deus que se um dia eu tiver que dar a minha vida por alguÉm eu darei..obrigado deus jesus cristo por tudo!essas palavras e esses videos sÓ reforçaram o que eu jÁ sabia.Eu sei e vivo e permanecerei no verdadeiro amor,Pois por amor ja doei a minha própria felidade,e não me arrependo valeu a pena,e faria de novo quantas vezes for preciso...fiquem com a graça e bençaos de DEUS.

    ResponderExcluir
  5. Achei o seu texto lindo e verdadeiro. Muitos se esqueceram de que Deus é, acima de tudo, amor. Se estamos em cristo e cristo em nos, então temos que exalar amor. O amor vem morrendo e perdendo o seu sentido nos dias de hoje, e as pessoas vem perdendo a sua fé e sua confiança em Deus. Temos ai o grande problema do mundo hoje: a falta de amor, que implica em muitas coisas. E consequentemente a falta de Deus em nossos corações.
    Obrigada por compartilhar :)

    ResponderExcluir
  6. As coisas são complicadas, eu mesmo magoei muito minha esposa, se ela tivesse ido embora ninguem, nem eu mesmo poderia recriminá-la, somente Deus pode entender o porque dela ficar, mas graças a Deus, ela ficou, mudei muito, minhas atitudes mudaram, ela vive este amor, eu esper poder vive-lo tb e torna-la feliz da maneira que ela merece, sou muito grata por tudo que Deus me deu, eu já recebi este amor, só falta agora retribuir, estou buscando, vou fazer valer a pna tudo que ja fizeram por mim.

    ResponderExcluir
  7. amei o site..ajuda as pessoas q dejesam entender o amor..

    ResponderExcluir
  8. O assunto me ajudou muito com um trabalho para a matéria de Religião pois tem tudo que eu precisava e como sempre arrasei no trabalho!
    V6 estão de PARABÉNS!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. eu amei demais alguem,mais nunca fui correspondida.por este meu amor.mais DEUS me trouxe alguem onde estou vivendo os melhores dias que já vivi .em toda minha vida ... um verdadeiro amor mesmo sendo difentes somos unicos ele tem 20 anos eu 40 anos mais este amor transpassa tudo.

    mais hoje eu amoooooo demais este alguem ele e maravilhoso amor eu te amoooooo.

    ResponderExcluir
  10. Eu te amo Jesus
    a melhor coisa q existe nesse mundo
    e ainda tem gente q num q sabe
    ainda atempo
    mais pouco tempo
    "vigiai e orai pois n sabeis o dia nem a ora q jesus vira...

    ResponderExcluir
  11. amei d+ Cristo é isso e muito mais te AMO JESUS!

    ResponderExcluir
  12. nao vou frequentemente a igreja alias é raro eu ir mas eu acredito totalmente nesse amor,sou jovem casada a tres anos e tenho um filho saio pra festas danço e as vezes ate bebo,mas sempre fui muito fiel ao amor que sinto nunca pensei que existisse um sentimento assim eu daria minha vida por meu filho ou meu marido nao sei o que seria de mim sem eles.mas no fundo acho q nao sou uma pessoa completamente feliz pois estou longe de Deus.as vezes tento ir a igreja buscar a Deus mas sempre parece q alguma coisa muda minha cabeça e nao consigo.eu acredito em tudo que a blibia diz mas nao consigo segui-la.

    ResponderExcluir
  13. muitas vezes queremos desistir de viver esse amor, pois vive-lo é muito dificil nos dias de hoje, mas é muito gratificante e é o certo e o amor de Deus nos ajuda.

    ResponderExcluir
  14. amei isso muito mesno adorei e mito bom aprendi muito com isso

    ResponderExcluir
  15. amei tudo messse sait adorei tudo eu amo muito uma pessoa e so esse sait mim disse tudo beijos asss lele

    ResponderExcluir
  16. Eu amei tudo que li, ja passei por muitas provações e ate por decepçõe sporém Deus mostrou que esta comigo, e não adianta o inimigo lutar , a minha vitoria é certa... pois em Cristo ja sou mais que vencedora ...Deus esta comigo e não tenho medo das lutas ela só reforça o amor de Deus na minha vida....

    ResponderExcluir